O início
Acima de tudo a marca teve início com foco em simplicidade e perfeição no corte. Sendo que a primeira loja foi inaugurada em 1856. Contudo, em 1871 a organização já empregava setenta funcionários.
Seja como for, sua famosa gabardine impermeável foi lançada somente em 1879. Dessa forma, a peça sempre foi fabricada com a técnica de encerrar usada na produção de malas, tornando-se o primeiro tecido à prova d’água. A inspiração para o modelo do casaco veio da vestimenta dos pastores de ovelhas.
A primeira loja na capital, Londres, foi lançada em 1891. E a primeira loja em Paris veio em 1910.
O casaco de trincheira
Depois que iniciou a Primeira Guerra Mundial a Burberry desenvolveu o casaco de trincheira para o exército Inglês. Sendo que a primeira publicidade do treanchcout ocorreu em 1916, e dava como garantia uma lavagem gratuita da vestimenta, após a guerra.
Primordialmente é uma referência de grande relevância para o mercado consumidor o fato de a família real britânica consumir os produtos Burberry há tantas décadas.
Logo após o fim da Segunda Guerra Mundial surgiu a moda prêt-à-porter (pronta pra vestir). Imediatamente começa o treinamento de pessoas focadas em fazer uma parte do tradicional casaco da Burberry, uma vez que era mais fácil treinar alguém para fazer partes do casaco com perfeição, do que treinar para fazer a peça inteira.
Também é uma forma de evitar que alguém detenha o know how para fabricar o casaco do início ao fim, possibilitando a produção de cópias com a mesma qualidade do original. Um único casaco da Burberry leva, em média, 100 peças.
O icônico xadrez da Burberry
A Burberry lançou ações na bolsa de valores em 1920. Bem como, neste mesmo ano, surge o famoso xadrez em preto, camelo e vermelho, inspirado em xadrezes dos clãs da Escócia. A estampa icônica também passa a ser usada como forro, nos casados.
Finalmente, é lançado o primeiro e-commerce da marca, em 2004. De forma inovadora, as vendedoras da loja física andavam com um Ipad mostrando para as clientes o que tinha na loja. A Burberry foi a primeira marca a alcançar 1 milhão de seguidores no Instagram.
Enfim, desde sua criação, na metade do século retrasado, a marca Burberry se reinventou, se atualizou constantemente, lançou as coleções femininas, coleções com as cores do arco-íris e muito mais. Atualmente o perfil de consumidores consiste em menos clientes, porém melhores. Além disso, as criações tem foco em looks esportivos e no mercado internacional.