Primeiramente a marca Prada inicia fabricando malas e artigos de viagem. Mário Prada, o fundador, era um artesão com estilo minimalista. Ele cria o couro texturizado.
Na época, o fundador não aceitava que as mulheres da família trabalhassem, porém é a filha quem demonstra maior interesse na empresa e sucede o pai. Bem como a neta, Miuccia, que mais tarde segue a tradição.
A marca Prada recebeu o Selo de Savoia, dado a fornecedores da família real italiana. Em 1979 começa a produção dos conceituadas sapatos Prada.
Em contraponto a outras grifes famosas, a Prada assume o conceito de que a moda que produzem não tem o objetivo de agradar a todo mundo.
A linha de vestuário feminino é lançada em 1988, caracterizado por cintura baixa e modelagem mais solta. Entretanto as cores são sóbrias, sem estampa, com o interessante conceito de peças que podem ser usadas em mais de uma estação.
A mulher Prada é a mulher que pensa, aí está sua sensualidade
Tradicionalmente o conhecido “Verde Prada” é o tom pistache. Outra tradição que a empresa mantém é a constante mudança para evoluir, todavia 40% é mudança e 60% é DNA da marca.
Miuccia lança a marca Miu-Miu em 1993, e dá início às coleções com estampas. Simultaneamente a Prada começa a patrocinar regatas e lança tênis, jaquetas de nylon, entre outras peças com apelo mais esportivo.
A Fundação Prada é inaugurada em 1995, consistindo em espaço para arte, literatura, seminários, etc. Afinal, a moda se inspira na arte, e é uma busca constante pelo novo, pela mudança.
Posteriormente, em 2003, é lançada a linha de perfumes Prada com a promoção de um filme que mostrar todas as facetas de uma mulher. Os perfumes Prada, em geral, são compostos de uma nota só, o que significa que tem a mesma essência em todas as etapas que configuram a produção da fragrância.
“Em uma época de contatos humanos rápidos a moda é a linguagem instantânea.” Miuccia Prada
“Não importa o que você faça, todos tem que se vestir todas as manhãs.” Miuccia Prada
Atualmente, Raf Simons é co-diretor criativo da marca, desde 2020, junto com Miuccia, com quem compartilha também a paixão pela arte e por trajes históricos.