Gucci

Criação da marca Gucci – O Império da Moda

Primeiramente a marca Gucci surge em Florença, onde começa com a produção de malas e sapateiras. Os produtos são inspirados no mundo da equitação, a exemplo da Hermès, grife francesa, bem mais antiga. 

Poucos anos após o seu início, em 1961, a Gucci faz o lançamento da bolsa que encaixa no ombro e esse modelo se torna o favorito de Jaqueline Kennedy

Já bem conceituada no mundo da moda, uma das lojas Gucci recebe a visita da Princesa Grace Kelly. Ao final da visita, acompanhada por um dos sócios da família Gucci, um presente é oferecido à Princesa, que escolhe um lenço.

Entretanto, para evitar dizer que não tinham lenços, é informado que esses itens estão em produção e logo devem chegar à loja. Aproveitam ainda para perguntar que tipo de lenço seria da preferência da Princesa, que menciona a estampa floral.

Dessa forma surge a primeira produção dos famosos lenços Gucci, com estampa floral, fabricados em sede pura. 

Outro clássico logo criado pela Gucci é mocassim masculino e feminino. 

Em 1968 surge a linha de roupas para o dia a dia, em todas as ocasiões. Em 1969 é lançado o logotipo com o GG característico da marca.

 

 

Bolsas, cintos e calçados Gucci frequentemente são confeccionados em couro de porco tingido nos tons gengibre, azul e verde, cores patenteadas pela grife. 

 

Bolsa alça de bamboo, bolsa Jackie, lenço floral de seda, mocassins com monograma

“Qualidade é lembrada tempos depois. Preço é esquecido.” Gucci

O impacto da Segunda Guerra Mundial

A despeito dos sucesso da marca, logo após abrir a primeira filial, em Roma, estoura a Segunda Guerra Mundial, resultando em escassez de matéria-prima, e na necessidade de buscar alternativas. Assim é criada a bolsa com alça de bambu.

Mais tarde, já na década de 70 ocorre o lançamento da linha de perfumes, além de licença para produção de relógios Gucci para uma fábrica suíça. 

Em contrapartida, Aldo Gucci é preso por sonegação de impostos, nos Estados Unidos. De certa forma, uma das consequência da Gucci ser uma empresa familiar com brigas e retiradas financeiras desordenadas.

A revitalização da marca

Em 1990 ocorre um corte radical de linhas de produtos, modelos de bolsas e número de lojas. Simultaneamente, Milão vira centro da moda na Itália. Tom Ford é contratado em 1990 e revitaliza a marca, ficando até 2004.

O atual diretor criativo, responsável mundial pela marca Gucci é Alessandro Michele.

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