Sobretudo, Alessandro Michele é o diretor criativo, responsável pela “Nova Era Gucci”, foi convidado por seu antecessor, Tom Ford. Além disso, Michele é o encarregado de todas as coleções e linhas de produtos da Gucci e da imagem global da marca. Bem como, sua equipe tem 70 designers.
Com ele os Milenius, ou seja, a geração Y entra de vez no mundo da moda e passa a ser o foco das criações.
Criatividade livre e caos cósmico
Antes da Gucci, Michele foi contratado da Fendi, onde participou da criação da icônica bolsa Fendi Baghette e atuou junto a Karl Lagerfeld, com quem aprendeu a trabalhar com várias referências simultaneamente. Desde sempre, a criatividade livre e o caos cósmico são suas inspirações, guias para suas criações.
Primordialmente, Alessandro produz coleções ultra glamorosas, sexy, power chick e roupas unisex. Em outras palavra, são também produtos de alta-qualidade. Em paralelo, ele coordena também todas as campanhas publicitárias, dentre as quais dois homens e duas mulheres são fotografados insinuando uma relação tanto de amigos quanto de amantes, explorando a atração humana pelo mistério.
Contudo, Michele gosta de muitas estampas e cores. Entretanto, ele raramente usa decotes, em geral usa mangas compridas e saias abaixo do joelho. As roupas são soltas. Até hoje Alessandro não definiu uma silhueta, ele transita, usa várias inspirações. Seja como for, ele ama o vintage e as joias da época Vitoriana.
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Responsável por um salto no faturamento da Gucci
Em contrapartida, para se ter uma ideia, um ano de coleção ele aumentou as vendas da Gucci em 49%. Tanto quanto bem sucedidas, suas peças são disruptivas, reflexo de uma marca que não pode viver só de heranças.
Ou seja, na moda sempre é preciso romper, criar algo novo de forma dinâmica, sabendo usar as lições do passado para criar o presente. Contudo, ele é um romântico sem viver do passado. Simultaneamente, Michele ama animais e, por isso, deixou de usar peles nas coleções.
Alessandro considera o Snoop Dogg um filósofo: “Quando você brinca com coisas bonitas até esquece que pode morrer, e aí a morte não te reconhece.”