Empreendedor desde cedo, aos doze anos o jovem Salvatore já trabalhava na fabricação de sapatos, na Itália. Dois anos mais tarde ele foi para os Estados Unidos encontrar os irmãos que já haviam imigrado e trabalhavam em uma fábrica de calçados.
Entretanto, desiludido com a falta de qualidade da fábrica norte-americana, em 1923 Ferragamo deixa o emprego e começa uma fabricação própria. Salvatore Ferragamo começa a produzir calçados para a indústria cinematográfica.
Nesse sentido, ele criou mais de 20 mil modelos, e até frequentou disciplinas de ortopedia na Universidade da Califórnia para entender a saúde dos pés.
A despeito disso, Ferragamo desenvolveu um aparelho de tracionamento que foi muito útil para ajudar os soldados feridos que voltaram da 2ª Guerra Mundial.
Talentoso e arrojado ele consegue abrir uma loja em Hollywood. Porém, dez anos depois, acaba entrando em falência devido à falta de mão de obra especializada nos Estados Unidos e na Itália.
Sendo assim, ele volta a Florença para continuar a fabricar calçados com seu tradicional alto nível de qualidade. Além disso, continuou produzindo para seus clientes fiéis, dentre eles, celebridades, astros do cinema, membros da realeza, ditadores e até botas para militares.
Algumas inovações de Salvatore Ferragamo
- O salto gaiola;
- A sandália invisível;
- A sola invisível;
- O meio ponto e diferentes larguras de base;
- Primeiro a lançar o “sapato para andar”, ou seja, realmente confortável;
- O salto anabela e a plataforma (posteriormente foram encontradas plataformas em escavações, na Itália);
- Usou diversos materiais, como celofane e cortiça, na fabricação de calçados, devido a escassez durante 2ª Guerra Mundial.
Contudo, aos 42 anos Ferragamo resolveu casar e fazer uma família. Ele e a esposa, tiveram seis filhos. Salvatore Ferragamo se tornou uma empresa familiar, cuja filha, Fiamma Ferragamo deu continuidade. Salvatore morre em 1960, com apenas 62 anos.
Posteriormente a empresa também lançou uma linha de vestuário feminino, masculino e acessórios.
Atualmente o diretor criativo da marca é Paul Andrew.