Salvatore Ferragamo

Empreendedor desde cedo, aos doze anos o jovem Salvatore já trabalhava na fabricação de sapatos, na Itália. Dois anos mais tarde ele foi para os Estados Unidos encontrar os irmãos que já haviam imigrado e trabalhavam em uma fábrica de calçados.

Entretanto, desiludido com a falta de qualidade da fábrica norte-americana, em 1923 Ferragamo deixa o emprego e começa uma fabricação própria. Salvatore Ferragamo começa a produzir calçados para a indústria cinematográfica

Nesse sentido, ele criou mais de 20 mil modelos, e até frequentou disciplinas de ortopedia na Universidade da Califórnia para entender a saúde dos pés.

A despeito disso, Ferragamo desenvolveu um aparelho de tracionamento que foi muito útil para ajudar os soldados feridos que voltaram da 2ª Guerra Mundial.

Talentoso e arrojado ele consegue abrir uma loja em Hollywood. Porém, dez anos depois, acaba entrando em falência devido à falta de mão de obra especializada nos Estados Unidos e na Itália.

Sendo assim, ele volta a Florença para continuar a fabricar calçados com seu tradicional alto nível de qualidade. Além disso, continuou produzindo para seus clientes fiéis, dentre eles, celebridades, astros do cinema, membros da realeza, ditadores e até botas para militares.

 

Criações Salvatori Ferragamo

Algumas inovações de Salvatore Ferragamo

  • O salto gaiola;
  • A sandália invisível;
  • A sola invisível;
  • O meio ponto e diferentes larguras de base;
  • Primeiro a lançar o “sapato para andar”, ou seja, realmente confortável;
  • O salto anabela e a plataforma (posteriormente foram encontradas plataformas em escavações, na Itália);
  • Usou diversos materiais, como celofane e cortiça, na fabricação de calçados, devido a escassez durante 2ª Guerra Mundial. 

Contudo, aos 42 anos Ferragamo resolveu casar e fazer uma família. Ele e a esposa, tiveram seis filhos. Salvatore Ferragamo se tornou uma empresa familiar, cuja filha, Fiamma Ferragamo deu continuidade. Salvatore morre em 1960, com apenas 62 anos.

Posteriormente a empresa também lançou uma linha de vestuário feminino, masculino e acessórios.

Atualmente o diretor criativo da marca é Paul Andrew.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.