Atualmente conhecida como Old Money, a nova tendência fashion que está agradando boa parte da Gen Z, jovens entre 12 e 22 anos, traz cores neutras e discretas em contraste com tons mais escuros: marfim, gelo, preto, marinho, etc. São peças confeccionadas com tecidos em fibras naturais, caimentos impecáveis e muita elegância.
O Old Money apresenta características que completam o visual típico de pessoas que herdaram não apenas uma condição econômica privilegiada, mas especialmente o gosto pelo estilo clássico e prático de vestir. São peças duráveis, atemporais, nas quais fica visível a atenção aos aviamentos e detalhes.
Inspirada na rotina de vida de grandes herdeiros os looks Old Money podem trazer um sopro de design de esportes náuticos, golfe, tênis e hipismo, por exemplo. As peças sempre são conservadoras e confeccionadas com materiais de alta qualidade.
Marcas com essência Old Money:
Séries com estética Old Money:
- The Crown
- Bridgerton
- Gossip Girl
Porque a Gen Z está curtindo a tendência Old Money?
A princípio a estética Old Money pode ser pensada como algo elitista e inacessível à maioria das pessoas, reflexo do desejo de alcançar uma vida financeira mais segura, possivelmente uma necessidade de escapar da realidade. Ou simplesmente polariza o oposto daqueles que curtem o New Money, os novos ricos, extravagantes e chamativos.
Confira a força da #oldmoney no TikTok.
Preparative School, ou Preppy
Em total harmonia com a estética Old Money, a tendência Preppy é inspirada em uniformes de tradicionais escolas britânicas e norte-americanas.
Old Money e Preppy, críticas têm fundamento?
Muito além de celebrar uma estética elitista, a tendência Old Money e Preppy é uma celebração do belo, do clean e da qualidade, o que leva a questão da sustentabilidade, pois quanto mais clássico é um estilo e maior a durabilidade das peças, menor a necessidade de quantidade e menos consumismo.
Outra tendência que harmoniza com a Old Money e a Preppy é a Dark Academy, marcada pela valorização da cultura e do conhecimento clássico, com muita jovialidade e um toque gótico. A Light Academy consiste em uma versão com tecidos mais leves e luminosos, ideal para climas mais quentes.
De modo geral, todos esses estilos podem ser garimpados em brechós de alto padrão, portanto valorizam a economia cíclica e a sustentabilidade. Apostar nessas tendências é garantia de sucesso.