De antemão, na década de 70, época de transição da moda do feito à mão para produção em série, Gianni Versace fazia tricô como se fosse tecido, com prega, assimetria, corte enviesado, malhas com fio metálico, etc. Ele começa a forjar o conceito de moda para mulher extrovertida, jovial, que gosta de vestir-se bem.
Moda e arte
Posteriormente, em 1978, Versace lança sua marca própria e já no ano seguinte estoura o sucesso nos Estados Unidos. Neste período ele começa a criar também figurinos para espetáculos. A moda somada à arte podia ser traduzida em produtos vendáveis através da indústria.
Da Calábria, cidade natal de Versace, veio a imagem da Medusa como logotipo da marca. Gianni Versace era amável e atencioso, ele fazia questão de almoçar com toda sua equipe reunida e confraternizar.
Giorgio Armani é o grande contraponto de Versace, o que significou vasta disputa entre os dois durante os anos 80. No fim da década, em meio ao cinza e ao bege, Versace revoluciona a moda lançando estampas coloridas.
Simultaneamente, Versace lança a coleção Versus, para jovens. Além do jeans com fio metalizado, ornado com etiquetas externas. Consistiam em peças numeradas com detalhes personalizados.
Além do sucesso na moda, no início dos anos 90 chega a linha Versace Home, com tudo para casa.
O conceito de supermodelos e desfiles espetaculares
Na mesma época, Versace transformou seus desfiles em shows. Também criou o conceito de supermodelos e de time dos sonhos.
Inovador, em seguida criou os desfiles com modelos em blocos, exibindo 4 figurinos ao mesmo tempo. Paralelamente, repensou a trilha sonora dos desfiles e modificou a luz de passarela, que era de cima para baixo. Versace colocou a luz de frente, valorizando as modelos como um todo, inclusive o rosto.
Acima de tudo, Gianni Versace era amigo das clientes, que costumavam passar temporadas nas casas que ele possuía. Contudo, ao descobrir que está doente, ele coloca a irmã, Donatela, como imagem da marca para dar continuidade à grife Versace.
Finalmente, em 1993, Versace lança uma coleção releitura da estética Punk e para de desenhar. Um anos depois ele inova colocando as modelos desfilando na rua, na Itália, no mesmo plano da plateia.
Posteriormente, em 1997 Versace é abordado e assassinado por um serial killer, ao sair de sua residência, nos Estados Unidos. A herança ficou para os dois filhos de Donatela.
Anos mais tarde, em 2018, a marca Michael Kors compra a Versace e mantém Donatela Versace na direção criativa.