Criação da marca Gucci – O Império da Moda
Primeiramente a marca Gucci surge em Florença, onde começa com a produção de malas e sapateiras. Os produtos são inspirados no mundo da equitação, a exemplo da Hermès, grife francesa, bem mais antiga.
Poucos anos após o seu início, em 1961, a Gucci faz o lançamento da bolsa que encaixa no ombro e esse modelo se torna o favorito de Jaqueline Kennedy.
Já bem conceituada no mundo da moda, uma das lojas Gucci recebe a visita da Princesa Grace Kelly. Ao final da visita, acompanhada por um dos sócios da família Gucci, um presente é oferecido à Princesa, que escolhe um lenço.
Entretanto, para evitar dizer que não tinham lenços, é informado que esses itens estão em produção e logo devem chegar à loja. Aproveitam ainda para perguntar que tipo de lenço seria da preferência da Princesa, que menciona a estampa floral.
Dessa forma surge a primeira produção dos famosos lenços Gucci, com estampa floral, fabricados em sede pura.
Outro clássico logo criado pela Gucci é mocassim masculino e feminino.
Em 1968 surge a linha de roupas para o dia a dia, em todas as ocasiões. Em 1969 é lançado o logotipo com o GG característico da marca.
Bolsas, cintos e calçados Gucci frequentemente são confeccionados em couro de porco tingido nos tons gengibre, azul e verde, cores patenteadas pela grife.
“Qualidade é lembrada tempos depois. Preço é esquecido.” Gucci
O impacto da Segunda Guerra Mundial
A despeito dos sucesso da marca, logo após abrir a primeira filial, em Roma, estoura a Segunda Guerra Mundial, resultando em escassez de matéria-prima, e na necessidade de buscar alternativas. Assim é criada a bolsa com alça de bambu.
Mais tarde, já na década de 70 ocorre o lançamento da linha de perfumes, além de licença para produção de relógios Gucci para uma fábrica suíça.
Em contrapartida, Aldo Gucci é preso por sonegação de impostos, nos Estados Unidos. De certa forma, uma das consequência da Gucci ser uma empresa familiar com brigas e retiradas financeiras desordenadas.
A revitalização da marca
Em 1990 ocorre um corte radical de linhas de produtos, modelos de bolsas e número de lojas. Simultaneamente, Milão vira centro da moda na Itália. Tom Ford é contratado em 1990 e revitaliza a marca, ficando até 2004.
O atual diretor criativo, responsável mundial pela marca Gucci é Alessandro Michele.