1. Não é essencial, ou seja, não constitui um produto fundamental, de necessidade básica para o consumidor. Por exemplo, uma bolsa Hermès.
2. É exclusivo, consiste em algo que somente se encontra em determinados locais, disponível apenas a certos grupos de pessoas. Como um produto que leva a marca Gucci.
3. Desperta paixão, o produto de luxo desperta uma necessidade emocional de posse, ele está ligado a algum significado social através do qual seu possuidor acredita se expressar como pertencente a determinado grupo. Como uma joia Van Cleef & Arpels
4. É fruto de uma expertise, normalmente o item de luxo é produzido a partir de uma competência ou especialidade que se reflete em qualidade acima da média atribuída ao produto. Por exemplo, um calçado Salvatore Ferragamo.
5. É inovador, o produto de luxo costuma trazer intrinsecamente alguma característica que representa algum tipo de novidade em relação a itens semelhantes já existentes. Como um artigo Louboutin.
Enfim, me conta nos comentários, qual item de luxo está no topo da sua lista de desejos? Você acha que os preços dos artigos de luxo são justificados pelas qualidades destes produtos ou são apenas para que eles fiquem restritos a um certo grupo de pessoas?